A Medicina Ayurvédica conciste num antigo sistema de saúde tradicional que teve origem na Índia há milhares de anos e que se mantém atual até aos dias de hoje. Cada vez mais existe uma procura de abordagens terapêuticas complementares e naturais que promovam a saúde e o bem-estar do indivíduo, de forma a responder às necessidades e desafios das sociedades contemporâneas.
Este sistema de saúde centra-se numa visão personalizada e holística, considerando não apenas o corpo físico, mas também a mente, as emoções e o espírito. Num mundo cada vez mais tecnológico e desconectado da natureza, onde o stress, a ansiedade e as doenças crónicas são uma realidade, as práticas ayurvédicas, nomeadamente: a meditação, o uso de plantas medicinais e o alinhamento com os ciclos naturais, oferecem uma oportunidade de equilíbrio e reconexão com a nossa essência e com o que se passa à nossa volta.
Além disso, a Medicina Ayurvédica incentiva a hábitos de vida saudáveis, como por exemplo: a alimentação adequada ao tipo de constituição física e mental de cada pessoa (doshas). As refeições são um momento importante do nosso dia e por isso deveremos considerar:
- Comer apenas depois de fazer a digestão da refeição anterior
- Não comer sob qualquer tipo de emoção negativa
- Comer apenas quando tem fome (e não vontade de comer)
- Abençoar e agradecer os alimentos antes de os ingerir
- Comer num lugar calmo e sem perturbações
- Evitar beber à refeição
- Mastigar bem para a comida antes de a engolir
Num contexto em que a Medicina Convencional, muitas vezes, incide apenas no tratamento de doenças já instaladas, a abordagem preventiva da Medicina Ayurvédica destaca-se como uma ferramenta poderosa em busca de harmonia e bem-estar face às exigências e desafios da vida moderna.
By Sandra de Andrade, Terapeuta de Práticas Complementares e Formadora (www.sandradeandrade.pt).