A alimentação pré-treino é muitas vezes um desafio pois depende de vários fatores: qual o tipo de exercício físico, qual o horário e duração do treino e quais os objetivos.
Neste sentido, podemos até fazer exercício físico sem comer nada antes, aliás, se recuarmos na nossa história, antigamente caçávamos em jejum. Hoje em dia já várias pessoas o fazem, mas nem todas se sentem bem, pois depende muito do esforço físico e da própria condição física de cada um.
Respondendo à pergunta de um milhão, qual o pequeno-almoço certo antes de treinar?
Caso o treino seja feito logo ao acordar, temos duas opções:
- Se o treino for ligeiro, precisamos de energia rápida para treinar, mas não necessariamente de muitas calorias. Deve ser algo leve, que dê energia rápida, mas não pese do ponto de vista digestivo.
Nestes casos sugiro algo prático: comer uma peça de fruta, 10 amêndoas ou mesmo 2 bolachas de arroz. Adicionamos um café ou um chá se necessário.
- Se o treino for mais intenso, como por exemplo, uma corrida, uma aula de bicicleta ou cross FIT, o ideal é acrescentarmos maior valor calórico.
Nestes casos, a sugestão passa por combinarmos hidratos de carbono com alguma gordura ou proteína, cerca de 1 hora antes: 1 banana + 1 colher de sopa de manteiga de amêndoa ou amendoim ou uma fatia de pão integral + ½ abacate esmagado ou mesmo com marmelada.
Já no caso de treinos mais tardios, com tempo para comer e digerir a refeição completa, podemos incluir opções como: um iogurte natural, uma fruta e 4 nozes ou mesmo 1 iogurte com granola e um fio de mel, 2 ovos mexidos + uma fatia de pão ou um batido proteico com 1 fruta + uma dose de proteína (whey ou vegan) + 1 colher de sopa de flocos de aveia + 200ml de bebida vegetal.
Sem desculpas para começar a treinar logo de manhã com a energia, o vestuário e o mood certos!
By Cátia Azevedo Costa, nutricionista licenciada pelo Instituto Superior de Ciências da saúde, pós-graduação em Bioquímica, Medicina Ortomolecular e Nutrição Clínica Funcional, especialização em Nutrição em oncologia e nutrição avançada no desporto. (https://abakate.pt/ Instagram: @catiacostanutricionista).